domingo, 21 de outubro de 2007

o poder salvador das palavras



Ao ganhar este livro de trocentas páginas, me ative ao apelo gráfico da capa e na confiança de quem o presentou.
De fato, ao percorrer cada página, foi como fazer parte do cotidiano daquelas pessoas extraordinarias, de cada pequeno progresso, das sutilezas, das grandiosas atitudes que se revelam somente aos afortunados, aparentemente tão desafortunados!
Esta história daria um lindo filme.

Vide em 'comentários', um pouco mais sobre o livro.

.

4 comentários:

Palavras na Brisa Noturna disse...

Época / Data: 5/3/2007
Em vez da foice, a caneta
Gisela Anauate

A vida não é nada bela no romance A menina que roubava livros (Intrínseca), do australiano Markus Zusak. O livro de um dos escritores-revelação da temporada - ele tem 31 anos - está na lista dos infanto-juvenis mais vendidos do New York Times.

A história, narrada pela própria Morte - sim, a indesejada - , se passa na Alemanha nazista. A personagem principal é Liesel, de 10 anos. A Morte conta, de forma fragmentada, cheia de observações irônicas, como a vida de Liesel é difícil.
Com a perseguição do pai comunista pelo regime de Hitler, ela é deixada pela mãe com um casal em uma pequena cidade próxima a Munique. A nova mãe é, literalmente, madrasta - xinga a menina de "porca" para baixo. Liesel, no entanto, cria um forte laço com o novo pai, um acordeonista.

A garota joga futebol, vai à escola, furta livros, conhece garotos.
Um deles é Rudy Steiner, fanático pelo corredor negro americano Jesse Owens, uma lenda do esporte por ter colocado por terra a teoria da superioridade da raça ariana, ao derrotar os alemães em plena Olimpíadas de Berlim, em 1936.

Em um dos episódios mais envolventes do livro, Rudy se pinta com carvão e sai correndo pelas ruas, chocando a cidade e tomando um puxão de orelha do pai.

A leveza com que crianças e adolescentes atravessam um dos períodos mais dramáticos da História é um dos trunfos desse belo livro.

MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, A
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrinseca
ISBN : 8598078174
ISBN-13: 9788598078175
Livro em português
Brochura
1ª Edição - 2007 - 500 pág.

Anônimo disse...

Agora fiquei curiosa sobre o assunto tratado no livro da menina que roubava os livros...

Anônimo disse...

Que sede que deu!! Sede de leitura!!! Obrigada...Bjus!

Anônimo disse...

A sede foi tanta que corri pra ler e li!! Amei... é de uma sutileza incrível. E traz a beleza que somente as coisas mais simples têm.