terça-feira, 22 de julho de 2008

ABLC - 100 cordéis históricos

ABLC - 100 cordéis históricos


100 cordéis históricos

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), lança o livro 100 Cordéis Históricos, segundo a ABLC, previsto para o final do mês de julho de 2008, pela editora Queima-Bucha.

São 2 volumes, um total de 568 páginas e 41 autores. A encomenda pode ser feita através do e-mail contato@ablc.com.br e será entregue através do correio, a um custo de R$50,00.

A literatura de cordel é um tipo de poesia popular que no início era transmitida oralmente e tempos depois, impressas em papel rústico e expostas para a venda em cordas ou cordéis. Essa herança, de pendurar folhetos em barbantes, veio de Portugal. Entretanto, essa tradição não perpetuou no Brasil, pois o folheto, exposto, poderia estar preso a um barbante ou não. Essa poesia é escrita de forma rimada e ilustrada com xilogravuras.

Um comentário:

Palavras na Brisa Noturna disse...

Fosse eu um pouco mais cética, bateria o pé na brasilidade do cordel. Dificil imaginar que essa cultura maravilhosa veio das arábias (rs) muito antes de chegar à península ibérica, para só depois despencar no Brasil.

Atenção afoitos! Tá fogo esperar a chegada dos cordéis via correio?
Então leiam alguns na internet:

http://www.ablc.com.br/historia/hist_cordelistas.htm