sábado, 25 de agosto de 2012

Sonhos agradáveis sob circunstâncias difíceis não fazem bem. Em tempos árduos precisamos ter sonhos fortes, reais, sonhos que possam se realizar se trabalharmos com afinco. (CPE)

Já dizia Clarissa Pinkola Estés, em Mulheres que Correm com o Lobos ao interpretar a história da Menininha dos Fósforos - um conto de Hans Christian Andersen: 
Esta criança está num ambiente em que as pessoas não se importam com ela; (...) uma situação psíquica na qual há poucas opções. Ela se resignou ao seu ''lugar'' na vida. 
Se isso aconteceu com você, pare de se resignar e saia, (...) as suas opções são inúmeras.

Esta história me remete ao OSAMA, filme afegão de 2003 sobre uma garota de 12 anos que se vê sem saída frente ao regime Talibã.
O Meu Pé de Laranja Lima conta a história de Zezé, um menino de 5 anos, que conheceu o sofrimento e a dor da perda muito cedo e até quis morrer. Mas o que o salvou? Acredito que, apesar da realidade impiedosa, foram os seus sonhos ternos mas essencialmente de muito poder.

Versão ÁudioLivro

2 comentários:

Palavras na Brisa Noturna disse...

LIVRO
MEU PE DE LARANJA LIMA, O
Formato: Livro
Idioma: PORTUGUES
Editora: MELHORAMENTOS
Edição: 117ª
Ano: 2005
Encadernacao: BROCHURA
Número de páginas: 192

Nesta obra, a pobreza, a solidão e o desajuste social são vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.

Palavras na Brisa Noturna disse...

(AUDIOLIVRO)

MEU PE DE LARANJA LIMA, O
1 CD / FORMATO - MP3 / DURAÇAO - 4 HORAS

Formato: Livro em Audiobook
Autor: VASCONCELOS, JOSE MAURO DE
Leitor/Narrador: CORTEZ, RAFAEL
Editora: LIVRO FALANTE
ISBN: 8560125299
ISBN-13: 9788560125296
Idioma: português
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2012

Neste audiolivro, Rafael Cortez lê na íntegra a obra de José Mauro de Vasconcelos. Para dar vida ao garotinho Zezé, Rafael utiliza sua voz, seu violão, sua emotividade e sua técnica de ator. Os trechos de canções citadas no livro foram interpretados por Rafael, que cantou as melodias originais, quando conhecidas, e criou melodias para obras não localizadas. Para as aberturas de capítulos e passagens de blocos de texto, ele desenvolveu três temas de violão solo. Zezé é uma criança precoce que cria um mundo de fantasia para refugiar-se da dura realidade em que vive com a família.