domingo, 3 de novembro de 2013

“Cortante. Habibi é um enorme feito de pesquisa, cuidado e tinta preta, e um lembrete de que todos os ‘povos do livro’, apesar das diferenças, dividem um mosaico de histórias.” - Zadie Smith, Harper’s Magazine


No meu primeiro dia, dentre outros poucos, quando posso descansar minha mente, afortunadamente encontro uma obra incrível que me transportou imediatamente para outra realidade.

Falo da obra à direita, embora o da esquerda também seja igualmente fantástica.


Trecho da entrevista com o tradutor da obra (Por Rafael Roncato / Saraiva):

Habibi é uma HQ extremamente visual e gráfica. Por conta disso, o seu trabalho foi mais tranquilo ou mais difícil?

Érico Assis. Há uma minúcia no trabalho do Thompson – e dos bons quadrinistas, enfim – que tem a ver com uma espécie de "rima" entre imagem e texto. E falo do texto aqui no sentido da pronúncia, de como o som daquela palavra torna ela a mais adequada à situação retratada. A palavra tem que combinar com a cena. É óbvio que isso é o mais difícil de se traduzir, pois não tem a ver só com dicionário de tradução ou de sinônimos, e sim algumas horas de thesaurus (dicionário analógico) até achar uma palavra que "rime" tão bem quanto a original. Meu editor elogiou e diz que "peguei a poesia da coisa", então acho que consegui um pouco dessa intenção original do Thompson.




“Uma história maravilhosa e cativante, mas também indescritível neste curto espaço, pois dentro dela há ainda milhares de outras histórias. É como uma caixa de joias à qual você retornará de novo e de novo.” - The Guardian

Deixo aqui (não) somente duas palavras: IMPERDÍVEL!  (Sim, e de alguma forma é) RENOVADOR de perspectivas!


Na imagem acima, o otimista incorrigível que eu carinhosamente renomeei de (não-)Chorão.

Leia um trecho em PDF.
Site do livro: www.habibibook.com
Entrevista com o tradutor do livro.
Dados técnicos e sinopse, veja em 'Comentários'.
*

2 comentários:

Palavras na Brisa Noturna disse...

SINOPSE:

Uma história de amor pode tomar muitas formas. Em Retalhos, premiada graphic novel que colocou Craig Thompson entre os grandes nomes do quadrinho mundial, foi a história de um jovem que se viu preso entre valores religiosos e a força da primeira paixão. Em Habibi, é a saga de dois escravos fugitivos, unidos e separados pelo destino, vivendo no limite que separa a tradição da descoberta.
Dodola, uma garota perspicaz e independente, foge de seus captores levando consigo um bebê.

Eles crescem juntos no deserto, sozinhos em um navio naufragado na areia. Em meio a sentimentos cada vez mais conflitantes, os dois passam o tempo contando histórias.

Assim, somos apresentados também à origem do islamismo e de suas tradições, conforme as narrativas se combinam numa trama de aventura, romance, filosofia e tragédia.

Para contar a saga de Dodola e Zam, Craig Thompson recorreu ao Corão e às Mil e uma noites. Do primeiro, colheu o próprio estilo do livro, inspirado na caligrafia árabe, e também as narrativas do texto sagrado dos muçulmanos, recriadas com maestria pela pena do autor. Do segundo, tirou um cenário fantasioso, repleto de lendas e histórias, uma versão quase mitológica da nossa ideia de Oriente.

Ambientado nos dias de hoje, Habibi não se passa em nenhum país conhecido. É uma terra igualmente fantástica e concreta, onde questões presentes se misturam a indagações ancestrais. Crítica social, questionamentos ecológicos, paralelos entre religião e amor: tudo encontra seu lugar nesta narrativa tão épica quanto particular. Fruto de sete anos de pesquisas e trabalho, Habibi é um monumento do quadrinho moderno e uma resposta atual a questões que nos perseguem desde sempre.

Palavras na Brisa Noturna disse...

'Habibi'- O épico do Oriente Médio de Craig Thompson.

I.S.B.N.: 9788535921311

Cód. Barras: 9788535921311

Reduzido: 4074721

Altura: 23 cm.

Largura: 18,3 cm.

Profundidade: 4,2 cm.

Edição : 1 / 2012

Idioma : Português

Número de Paginas : 672

Tradutor : Erico Assis